terça-feira, 19 de junho de 2012

Leia a tradução da matéria completa de Selena para a revista ELLE


Confira a tradução completa da entrevista que Selena Gomez realizou para a revista Elle, dos Estados Unidos:


Estamos navegando para 4 km longe da costa de St. Petersburg, na Flórida, a bordo do Suite Jolene. Nele estão eu, o capitão Jack, um ex-radialista tagarela do Novo México, Jesse, um segurança de 2 metros e 10 cm de altura, e uma pequena mulher para qual ele está fazendo sombra nos ultimos 26 dias. Ela usa um top preto rasgado, shorts jeans, um par de óculos, peça de qualquer nativo de Hollywood. Quando chegamos na doca, duas mulheres de meia idade olharam para nós como se estivessem perguntando “será que é ela?”, expressão que existe quando pessoas veem uma estrela de cinema fora de seu habitat natural.

Mas Selena Gomez não é uma estrela do cinema. Ainda não. Com 19 anos, ela é a sensação da TV: seu programa na TV, o vencedor do Emmy, Os Feiticeiros de Waverly Place, que terminou recentemente com sua quarta e final temporada, foi o mais assistido entre os programas para menores de 14 anos. Ele agora é exibido em 169 países, em 32 línguas. Ela é uma popstar: sua banda, Selena Gomez & The Scene, lançaram três álbuns de ouro, o último de 2011, When The Sun Goes Down, teve um single de platina dupla, Love You Like a Love Song. Ela é uma guru do fashion: Dream Out Loud, sua linha para jovens, vende roupas ecléticas, e entra em seu segundo ano vendendo no Kmart, apenas no ano passado ela lucrou cerca de 100 milhões. E em Maio, ela lançou seu primeiro perfume. Para completar (se é que podemos falar desta maneira), ela está namorando Justin Bieber, a estrela pop mais badalada desde Michael Jackson. Juntos eles são o Brangelina da nova geração.

Gomez tem um tanto de filmes para a família em seu currículo: sua interpretação como a irmã mais velha em Ramona e Beezus, impressionou tanto que os executivos da Fox, que eles reviveram um projeto de quase 10 anos que era designado para Nicole Kidman. O resultado foi o filme de 2011, Monte Carlo (produzido por Kidman), um conto de fadas moderno, que rendeu elogios para Gomez por sua interpretação de dois papéis, uma texana simplória, e uma herdeira britânica mimada. Mas será que ela pode ganhar credibilidade no ramo de atuação? Sentimos dó das estrelas jovens que tentam. A maioria falha. É só perguntar para alguns estrelas de 20 anos que conquistaram audiências jovens, mas estagnaram com filmes sem graça e hits que não foram hits. Ou pergunte para o policial que cuida da Lindsay Lohan.

“Eu recebo ofertas para filmes mais joviais, e já fiz alguns” disse Gomez. “Eu não fiz filmes multi-milionários como Transformers, mas isso não é o que eu quero fazer também.” Ao invés disso, Gomez está tomando um rumo diferente. Ela está na Flórida para filmar Spring Breakers, escrito e dirigido por Harmony Korine, o responsável por escrever o sucesso de Larry Clark sobre jovens com AIDS, Kids, e que recentemente criou seu próprio leque de filmes (Gummo, Mister Lonely, Trash Humpers), e foi chamado pela Variety, como um elogio, de “abrasivamente grotesco”. Gomez interpreta Faith, uma garota católica de bom coração, cujo spring break com alguns amigas (Vanessa Hudgens, Ashley 
Benson e a esposa de Harmony, Rachel Korine) é devastado por um traficante chamado Alien, interpretado por James Franco. “Com o Harmony não fazemos algo que o estúdio controla ou faz dele algo rentável,” disse Gomez. “Meu seriado, minha música, tudo isso, eu posso dizer que é para os meus fãs. Mas isso é sem dúvida para mim. Eu quero me arriscar.”

Para deixar uma base de fãs já construída por um filme indie é um pouco arriscado, isso foi apenas feito com sucesso por Ryan Gosling, que deixou seu passado de Disney, Nickelodeon e Fox Kids, para estrelar filmes de grande bilheteria, romances e dramas. Afinal de contas, a transição de criança para adulta tem sido boa para Gomez. Às vezes muito boa, pois agora ela terá que evitar os fãs (e seus pais) que a seguem onde quer que ela vá. O que, no set, traz outros problemas. “É tão difícil ver crianças de 5 ou 6 anos assistir você falar a palavra que começa com F,” disse Gomez. “Eu vou até eles e peço para não assistir a esse filme.”

Mas foi essa qualidade de Disney e inocência, que trouxe Korine até Gomez para tê-la neste filme repleto de sexualidade. “Ela foi a primeira pessoa em quem eu pensei” ele disse.“Com ela, eu dou um passo em direção ao seu mundo, e ela dá um passo para o meu, e nós chegamos em um lugar que nenhum havia chegado antes. Existe algo empolgante nisso.”Rachel Korine descreve o estilo colegial de Gomez como uma combinação exata de sexy e fofa, perfeita para Spring Breakers, já que sexo é um assunto quase proibido. Quando o sol da Flórida banha o cabelo de Gomez em vários cachos, a ideia de Rachel é comprovada.

Franco, cujo personagem Alien, encontra uma resistência na personagem de Gomez, diz“Selena tem uma coisa parecida acontecendo em sua vida, em que ela flerta com alguma coisa – como ser namorada de Justin Bieber, e há aquela coisa sexy acontecendo – mas, ao mesmo tempo ela tem esse lado que é próxima de seus pais e possui um círculo de amigos que cuidam dela. Você realmente pode acreditar nela como uma personagem que pode gostar de ideia de se deixar levar, sem regras. Mas quando chega a um ser ponto, ela será aquela que irá chamar sua atenção e avaliar a situação.”

Levando em conta que Gomez é uma estrela em uma indústria onde executivos, agentes, empresários e mães empresárias estão sempre circulando, é difícil imaginar que ela tenha tempo para cuidar de si própria. O mundo do showbiz é um que pode sufocar, mas Gomez não deixa isso acontecer. “A Disney é uma máquina, então as pessoas imaginam que você só possa trabalhar para o canal ao menos que aceite dançar, cantar e atuar. Eu decidi fazer minha música quando estava pronta. Eu sempre fiz o que queria. Minha linha de roupas veio a seguir, e eu encontrei as pessoas com quem queria fazer parceria. Ai meu Deus, as propostas que foram feitas para mim…como, meu rosto em uma camiseta. Isso não era o que eu queria.”Ainda assim, Gomez concede pontos a sua equipe, que inclui sua mãe e seu padastro. “Eu não posso confrontar pessoas nos negócios, mas eu posso com toda certeza confrontar alguém que esteja me desrespeitando no lado pessoal.” Ela olha para sua imitação de hulk e fala“Jesse me chama de uma latina de verdade. Eu posso discutir com certeza.”

Gomez deixou as faíscas voarem, após um paparazzi desmerecer uma cena importante para sua personagem. “Eu desabei,” disse Gomez. “Eles não estavam me dando espaço. Eu disse que tiraria fotos para eles, se eles fossem embora. Mas daí eles não iam. Eu estava tentando fazer algo com que eu realmente me importava, e eles não estavam me dando a chance. Depois Harmony disse: “Diga tudo que você quis dizer, mas faça que a Faith fale.”Eureka. “Ela pode transformar aquilo em outra coisa,” disse Korine. “Ela irá surpreender várias pessoas.” Para Gomez, a conexão não foi uma surpresa. “Eu acho que Faith tem todas aquelas pessoas da igreja a julgando, e ela poderá finalmente fazer algo que a deixe livre para ser a pessoa que ela quer,” ela disse. “Eu não tenho certeza se posso me relacionar com ela em certos aspectos, mas nessa parte eu pude.”

Em sua vida pessoal, o namoro de Gomez é surpreendentemente menos problemático nos tabloides. Mesmo que seu namoro com Bieber sempre esteja nas notícias, Gomez parece ser indiferente quanto a isso, até um pouco irritada, pelas constantes manchetes envolvendo seu nome. “É apenas para ganhar visualizações,” ela disse. “É algo baixo.” Ela e Bieber pararam rapidamente de se esconder, “Ele estava determinado quanto a isso, porque nós somos jovens e isso não é justo conosco,” e em sua sessão de fotos para a Elle, Gomez usou seu anel de diamante com um J (respirem fundo beliebers, ela usou ele na mão direito). Mas Gomez ainda não fala muito sobre seu relacionamento. “Eu fico feliz em dizer que há coisas que não sabem sobre nós.” Quando eu falo sobre as reportagens de Setembro do ano passado, quando Bieber alugou o Staples Center para assistir Titanic com ela, Gomez cede. “Se eu vou falar algo para você, é que ele é um romântico convicto. Eu só tinha falado no carro, tudo que eu disse era que gostaria de ver Titanic novamente, e daí…”

Bieber (Hollywood, e as fãs dela) não é o único que apaixonado. Em três anos desde quando Gomez apareceu no Primetime Creative Arts Emmy Awards usando um vestido Marchesa cinza, ela apareceu inúmeras vezes nas listas das mais bem vestidas, com modelos de Giorgio Armani, Emilio Pucci, Reem Acra e Dolce & Gabbana, o último desenhou roupas para o casal usar juntos na festa da Vanity Fair em 2011. O designer Christian Cota, cujo os modelos jovens são sempre escolha de Gomez, desenhou uma jaquete preta e shorts de cetim com Gomez em mente. Tudo faz sentido para Gomez (que prefere H&M, Urban Outfitters e Zara no dia a dia) estar tornando-se a nova jovem que dita a moda. Quando eu pergunto para sua estilista de anos, Basia Richard, o que ela vê no futuro fashion de Gomez, ela não hesita: “Um vestido para o Oscar.”

Eli Roth está jorrando, mas não da maneira que você esperaria que um membro do Splat Pack, um grupo que cria filmes de horror, estaria. “Qualquer coisa por Selena,” ele sorri. “Em tudo que estou criando, ela tem um convite aberto para fazer…o que ela quiser fazer!” O diretor de 40 anos conheceu Gomez no ano passado, ele conta como: “Eu estava na premiere de The Thing com Marilyn Manson, e um dos produtores me disse: ‘Selena Gomez está aqui e gostaria muito de te conhecer’. No começo, eu não consegui entender.” Roth é conhecido por dirigir e criar filmes em que pessoas inocentes como Gomez são torturadas e abusadas, para depois as deixarem loucas e fazer com que elas castrem (literalmente) esses demônios nos filmes. Mas foi por causa dos filmes brutais que os dois ficaram amigos. “Ela conhecia vários filmes originais – O Massacre da Serra Elétrica, Sexta-feira 13, filmes que a geração dela apenas conhece por causa dos remakes, mas eu estava mais surpreso em saber que ela tinha visto “Hostel – Parte 2,” um filme dirigido por Roth, que não valia nada, é tão depravado com a violência que foi censurado na Alemanha. “Você tem que ser um fã de verdade para assistir após o Hostel. Esse é a prova de verdade.”

Durante a turnê pela América do Sul neste ano, Gomez visitou o set de Aftershock, um filme sobre desastre que Roth estava produzindo no Chile. “Eu achei que ela fosse ficar lá só por uns 10 minutos. Ela ficou por três horas,” ele escreveu uma participação especialmente para Gomez (“Eu gosto de provocar o Harmony dizendo que a coloquei em um filme antes.”), que os dois filmaram rapidamente. “Nós terminamos na primeira tomada, ela acabou com todos.”
Roth brinca que apenas colocar o pé próximo sets de seus filmes deve ser um taboo para qualquer atriz que saiu da Disney. “Disney é uma marca tão poderosa que qualquer pessoa associada com ela é colocado em uma caixinha. Mas o instinto da Selena é seguir na direção contrária,” disse Roth. “Ela não tem medo de filmes obscuros, ela não está tentando proteger sua imagem. Ela se dá ao luxo de escolher projetos com diretores interessantes, e ela está fazendo escolhas arriscadas. Johnny Depp é a comparação ideal: em 21 Jump Street, ele era um ídolo jovem que aparecia da capa da Tiger Beat. Mas aí ele disse, vou trabalhar com John Waters, Tim Burton, Jim Jarmusch.”

Quando eu falo para Gomez sobre a comparação que Roth fez, ela enterra seu rosto em suas mãos e joga a cabeça para trás como um sinal de vergonha. “Aaaaah, ai meu Deus! Eli disse isso.” Quando menciono que o nome de Gary Oldman também foi citado, ela fica surpresa. “Agora, isso é diferente.” 
Mas admite que há algo que ela não pode tirar da cabeça. “Uma vez Eli me disse: ‘Ninguém realmente conhece você de verdade. Continue fazendo isso. Continue surpreendo as pessoas.’ Eu gostei disso.”
Gomez cresceu como filha única na pequena cidade de Grand Prairie com sua mãe, Amanda Dawn, que teve Gomez aos 16 anos e separou-se do pai de Selena 4 anos depois. (Ele continua presente em sua vida pessoal, porém não na profissional, “Eu gosto de ter alguém que não entende isso,”). Uma atriz de teatro comunitário, Dawn trabalhou em vários lugares para sustentar sua família, mesmo em tempos difíceis financeiramente falando. “Eu posso lembrar de cerca de 7 vezes quando nosso carro parou na rodovia, pois ficamos sem dinheiro para a gasolina,” disse Gomez. Ainda assim, sua mãe “economizava para me levar em shows. Ela me levava para museus e aquários para me ensinar sobre o mundo, e o que era real.”

Com 5 anos, Gomez viu Jennifer Lopez em Selena e imediatamente imitou o estilo de sua musa inspiradora. “Eu fiz um bustiê de um maiô, que eu tinha pintado de preto. Coloquei cola e glitter sobre ele, e eu não tirava ele.” Ela relembra com detalhes sobre seu primeiro teste com 7 anos de idade: “Estava muito quente, e havia cerca de 1.400 crianças na fila, que dava 3 voltas no quarteirão. Minha mãe disse que poderíamos ir para casa, mas eu queria ficar,”naquele dia Gomez conseguiu um papel em Barney e Amigos. Apenas alguns anos depois, a Disney bateu em sua porta. Na época em que ela havia se mudado para Los Angeles para estrelar o piloto de Os Feiticeiros de Waverly Place em 2007, ela já estava em uma dieta da cultura pop da Disney. Ela tinha ídolos no canal como Britney Spears e Hilary Duff, e a estrela de Friends, Jennifer Aniston. “Eu me vestia como ela [Aniston], eu tinha o corte de cabelo dela,” disse Gomez. “Eu a assistia todos os dias no canal 33 às 10 da noite.”

“Ela tinha um talento cru e verdadeiro para a comédia,” disse Judy Taylor, a diretora do setor de elenco da Disney. Gomez tinha algo a mais também: com uma mãe italiana-americana e um pai mexicano, Gomez tinha um rosto familiar com a demografia do país, que estava mudando rapidamente. “Assistindo ela, as crianças podiam dizer ‘ela se parece comigo, não apenas age como eu, or se identifica comigo, mas literalmente se parece comigo,” disse Taylor.

Desde sua primeira aparição na TV, a população hispânica no país cresceu 31%, para cerca de 50.5 milhões, os números de telespectadores latinos pularam de 12 em 2011, para 100 neste ano, criando cerca de 88 milhões em receita apenas no último ano. Mas para Gomez, a primeira latina a liderar um programa do Disney Channel, a recompensa era mais pessoal.“Ao crescer (com ídolos adolescentes), todos eram loiros, com olhos claros. Eu queria ser assim,” ela disse. “Eu não entendia o quão importante era representar uma geração diferente, até que as pessoas começaram a me falar. Aí eu me toquei. Eu posso representar uma geração diferente e uma cultura diferente.”

Isso não significa que Gomez deixou o lado cômico como o de Aniston de lado, a menina que rebatia, era rebelde e sarcástica- eram perfeitas para a mimada jovem feiticeira. Mas em Monte Carlo, Gomez revela ter ido a todo vapor para desenvolver a malvada socialite. Quando eu falo à ela que ela interpreta uma riquinha metida, ela responde. “Isso é porque minha personagem [em Feiticeiros] é uma mimada.” O comentário, tão rápido e leve, nos traz a mente outra atriz de Friends, Lisa Kudrow, que parecia sempre amar o lado negro de sua personagem, ela é uma das poucas atrizes que você verá na TV dizendo que não gosta do título de heroína para sua personagem anti-heroína. Também nos faz lembrar do comentário que Franco fez sobre Gomez em Spring Breakers. “Às vezes você vê os atores e pensa ‘a ele está tentando melhorar’. Mas aí eles não fazem bem feito. Selena está realmente conseguindo.”

Com certeza, apenas daqui algumas semanas após nossa entrevista, Gomez viajará para a Bulgária, onde irá filmar outro filme indie, The Getaway, sendo a co-estrela com Ethan Hawke. “Estou crescendo,” disse Gomez. “E se eu darei passos certos ou errados, será interessante, e assustador.” Quanto mais você fala com Gomez, fica mais evidente que para ela – em sua vida e sua carreira- interessante e assustador são a mesma coisa.

O capitão Jack leva nossa entrevista até uma altura em que podemos ver os golfinhos no mar, mas Gomez está preocupada com as criaturas que ficam mais abaixo. “Eu descobri ontem que há vários tubarões. Viram três tubarões na costa da Flórida em questão de uma semana. Um deles era um tubarão-cabeça-chata. Ele é um dos mais mortais no mundo.” Ela vai até a borda e explica o porque disse isso. “Eu era uma criança super paranoica, e minha mãe me ensinou a aprender sobre as coisas que eu tinha medo. Então quando fiquei sabendo sobre ataques de tubarões, eu tive que aprender mais. Você não sabe o que está abaixo, e isso me assusta. Eu preciso saber.” Amaldiçoada se ela não descobrir.

Postado por Tainá!

Tradução por: SGBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário